quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projecto “Amazónia” - A mais bela floresta do mundo


O Projecto Índios da Amazónia insere-se no projecto global “Oceanos e Continentes … Terras, Mares e Gentes”. Este projecto teve inicio no ano lectivo 2007/2008 e continua a motivar e a envolver as crianças de tal forma que se prolongou no tempo.
Este projecto tem por objectivo sensibilizar a comunidade para a necessidade de protecção urgente de uma das maiores florestas do mundo.
As crianças aprenderam conceitos geográficos através da utilização de mapas, planisférios e globos e sabem situar a Amazónia na América do Sul. Conhecem o rio Amazonas, as tribos de índios, o nome dos animais em vias de extinção e as suas características; bem como os frutos exóticos, como o cupuaçu.
Conhecendo bem as ameaças à floresta Amazónica as crianças fizeram um folheto de “Boas Práticas”, que distribuíram aos colegas e aos pais de forma a sensibilizar para o perigo da destruição desta enorme floresta.
As crianças construíram um jogo, do qual fazem parte árvores, frutos, animais, tribo, rio Amazonas entre outros, todos eles com materiais recicláveis, contando com a colaboração dos Pais neste projecto.
Este jogo possibilitou o intercâmbio entre o J.I e o 1º CEB, tendo participado as turmas do 1º ano. Participaram também os colegas do J.I.
Este projecto vai culminar no inicio do 3º Período com uma exposição sobre a Amazónia, que será aberta às famílias.

Meninos e meninas da sala nº 1 (JI Santa Rita)

Sem comentários: