quarta-feira, 13 de maio de 2009

À conversa com Nelson Évora - Nos intervalos da Escola “era bastante traquinas”

Não é todos os dias que se fala com um campeão olímpico. Os meninos e meninas do 1.º C da EB1 de Santa Rita apresentam em exclusivo esta entrevista com Nelson Évora

Gatafunho - Que recordações guardas da tua primeira participação nos Jogos Olímpicos?
Nelson Évora - A primeira participação nos jogos olímpicos foi muito emocionante, pois era a minha primeira grande competição. Apesar de me ter apresentado lesionado, guardo muito boas recordações de tudo o que vivi na altura.

Que tipo de aluno eras na escola?
Era um aluno interessado, curioso e motivado para aprender. No intervalo era bastante traquinas!

O que recordas desse tempo?
Guardo boas recordações tanto da escola, como da minha primeira professora e dos meus colegas. Alguns ainda hoje são meus amigos.

Quantos países já visitaste?
Já percorri muitos países, pois as nossas competições são em locais tão diversificados, como Jamaica, Brasil, China, Espanha, entre muitos outros. Ao certo não sei quantos países conheço.

Ainda estudas?
Estou a tirar a licenciatura de Marketing e Publicidade e, quando terminar a minha carreira desportiva , gostaria de trabalhar na área de marketing.

O que fazes quando quando não saltas?
Gosto muito de estar com os meus amigos, ir ao cinema, pesquisar na Internet, ouvir música, entre outras coisas.

Que livro estás a ler neste momento?
Estou neste momento a ler “A Praia do Destino”, de Anita Shreve .

O que é preciso para ser um atleta como tu?
Acima de tudo tem de ter grande espírito de sacrifício, disciplina e, naturalmente, um bocado de talento.

Como é um dia na vida do Nelson Évora?
O meu dia divide-se em aulas de manhã, almoço, treino e estudo. Como sou disciplinado, o meu tempo dá para tudo.

Biografia

Nelson Évora (Costa do Marfim, 20 de Abril de 1984) é um atleta português de origem cabo-verdiana. É especialista em triplo salto, mas também pratique salto em comprimento. Atleta de alto nível internacional, representa o Sport Lisboa e Benfica e já representou Portugal em várias provas internacionais. Foi campeão do mundo do triplo salto em 2007 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Recordes

É recordista nacional de triplo salto, com a marca de 17,51 metros. No salto em comprimento, o seu recorde pessoal é de 8,10 m. Nelson Évora apresentou uma evolução enorme no ano de 2007, tendo batido três recordes de triplo salto nesse ano, um recorde de salto em comprimento e também a medalha de ouro em Osaka 2007 com uma marca de 17,74m. Foi Campeão Olímpico em Pequim 2008, tendo atingido a marca de 17,67 m.

Sem comentários: