quinta-feira, 7 de maio de 2009

Entrevista com Tiago - "Espero singrar no panorama musical português"

GATAFUNHO - Onde e em que ano nasceste?
TIAGO - Nasci em Coimbra a 14 de Agosto de 1987

Como e quando é que aprendeste a cantar?
Essa pergunta é pertinente, pois nem eu sei como é que aprendi a cantar. Lembro-me em criança cantar em pequenas festas e cantar em casa dos meus avós para os meus tios e primos, mais tarde já com 12/13 anos recordo também que a minha voz sofreu algumas alterações e de eu cantar com o meu amigo André e nem eu, nem ele nem tão pouco as pessoas que nos rodeavam gostarem da minha voz, o que fez esmorecer um pouco e perder a vontade de continuar. Mas nunca desisti e continuei a trabalhar na expectativa de melhorar. Com o tempo aprendi a colocar a voz e a "defender-me" um pouco.

Ondes vives?
Neste momento estou a morar na Lousã

O que fazes nos teus tempos livres?
Nos meus tempos livres gosto de ouvir música, jogar futebol e videojogos.

Do teu CD, qual é ou quais são as tuas canções preferidas?
No meu CD gosto de todas as músicas mas a faixa "Chorar por Chorar" é especial, porque a letra e a música são da minha autoria.

És tu quem escreve as canções?
Tirando a música "Chorar por Chorar" todas as outras letras são da autoria do meu pai, Jorge Gonçalves, que acreditou em mim e me escreveu algumas letras. Outra já as tinha escritas e eu fui ao "Baú" da memória e com eles fizemos pequenas alterações para poderem ser gravadas neste trabalho.

Quem são os teus cantores ou grupos preferidos (influências)?
Gosto bastante de Rui Veloso, Tony Carreira, Robbie Williams, entre outros, mas estes essencialmente.

Já deste muitos espectáculos? Como têm corrido?
Já dei alguns espectáculos, não muitos até porque o álbum é recente. Penso que têm corrido bem pelo menos o feedback é positivo.

Além de cantar, tocas algum instrumento?
Toco viola e um pouco de baixo (apenas sei os acordes básicos)

Qual é o instrumento que mais gostas de tocar?
Viola, sem dúvida.

Depois de teres lançado o teu primeiro CD, o que tencionas fazer a seguir?
Tenciono focar esforços na tentativa de fazer deste trabalho um sucesso e se assim for preparar um novo trabalho de originais.

Já recebeste convites para actuar na televisão ou noutros eventos?
Existem já alguns contactos nesse sentido mas que prefiro não abordar para já até porque ainda não está nada definido. Vamos ver o que os próximos dias nos reservam.

Qual é ou quais são os teus géneros musicais?

Penso que me enquadro dentro das baladas.

As letras das canções são da tua autoria. Em que te inspiras para as escreveres?
Na letra que escrevi inspirei-me em situações da vida real, vividas todos os dias por várias pessoas. (Na altura vivida por mim!)

Que planos tens para o futuro?
Espero conseguir singrar no panorama musical português.

Entrevista conduzida pelos meninos e meninas do 1.ºC da EB1 de Santa Rita
Para ouvirem a canção "De que cor é o vento?", interpretada pelo Tiago, vejam o vídeo que se segue:

Sem comentários: