domingo, 25 de novembro de 2007

Há vinte anos, quando o Avô Cantigas era o Dom Bactério

Guardo como relíquia no meu pequeno centro de recursos pessoal uma velha cassete VHS que contém um vídeo de Educação para a Saúde sobre o tema “Higiene Oral” e em que Carlos Alberto Vidal (Avô Cantigas) desempenha o papel de um alegre e simpático dentista, que no seu consultório (um dos cenários do teatro) canta uma canção que fica na memória de crianças e adultos como todas as suas canções.
O outro cenário é passado dentro de uma boca gigante – a boca do João onde dona Cárie e dom Bactério cavam grandes buracos, pois o João não tinha cuidado com a sua higiene oral.
Trata-se de um filme dos anos oitenta muito pedagógico e muito do agrado das crianças.
Na manhã que dedicámos a esta temática, e depois da visualização do filme as crianças formularam questões que querem colocar a Carlos Alberto Vidal, porque sabem que o “Gatafunho” vai contar com a sua presença.
Maria Emília Taborda
(Educadora de Infância)


No filme que nós vimos, o senhor tinha bigode preto, cabelo preto, era magro e usava óculos, ainda é assim na vida real? (Mariana Correia – 5 anos)
Avô Cantigas - Passaram muitos anos e eu mudei um pouco. O meu bigode já não é preto, agora é grisalho. Também o meu cabelo ficou menos castanho e já começou a cair um pouco; sinais da idade. Continuo a usar óculos; já os uso desde os 6 anos. Estou um bocado mais pesado, ou seja, com o passar do tempo engordei um pouco mas não me considero uma pessoa gorda.

Lembra-se de ter feito o filme do Bactério e da Cárie? (Miguel Lindim – 5 anos)
Avô Cantigas - Lembro-me muito bem de ter feito o filme “Cárie e Bactério”. Foi uma experiência profissional muito interessante.

O senhor já foi dentista, ou foi só no “nosso” filme? (Eduardo Moreira – 5 anos)
Avô Cantigas - Nunca fui dentista. Só no filme é que representei esse papel. Foi tudo teatro, ou seja, a fingir.

A canção “Dói o dente, dói o dente, que mau que é, que mau que é!”, foi o senhor que inventou? (Bárbara Bernardo – 5 anos)
Avô Cantigas - Sim, fui eu que inventei a canção “Dói o dente dói o dente”. A música e a letra.

Eu tenho um DVD do Avô Cantigas, e as minhas canções preferidas são o Popó do Papá e o Palhaço Baralhadaço, mas gostava de saber se já cantava como Avô Cantigas e quando fez este filme. (Eduardo Moreira – 5 anos)
Avô Cantigas - Quando fiz o “Cárie e Bactério” ainda não era Avô Cantigas. Fiz este filme na primeira parte da minha carreira, quer dizer, antes de 1982.

Quantos anos tinha quando fez o filme em que cantava “Dói o dente, dói o dente”? (Mariana Correia – 5 anos)
Avô Cantigas - Quando fiz o filme devia ter talvez 23 anos. Não tenho bem a certeza, pois já foi há muito tempo.

Por que é que se chama “Avô Cantigas”? (Filipa Correia – 5 anos)
Avô Cantigas - Chamo-me Avô Cantigas porque foi esse o nome escolhido para essa personagem que actualmente represento. AVÔ porque é um membro da família muito querido por todos e CANTIGAS porque o meu trabalho é cantar canções para os meus netinhos.

Gostava de saber se também já escreveu livros. (Lara Conde – 4 anos)
Avô Cantigas - Nunca escrevi nenhum livro mas gostava de ser capaz. Eu sou músico, não sou escritor. Já escrevi vários textos, mas isso é diferente de escrever um livro.

Gostávamos muito de o conhecer para lhe darmos beijinhos e abraços. Assim enviamos muitos beijinhos e abraços dos meninos e meninas do Jardim de Infância de Levegadas.

Sem comentários: