quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma visita a Aveiro, a "Veneza de Portugal"


Fui a Aveiro, terra dos cagaréus e dos moleiros. Antes de mais nada, visitei as Universidades e fiquei a saber dos vários cursos que é possível tirar. Depois, desloquei-me até ao farol de Aveiro que era muito alto e largo. A seguir, fui à Praia da Barra e lá vi um pescador que não pescou nada. Azar o dele. Também vi dois barcos a passar e um deles tinha gaivotas a sobrevoá-lo por causa do peixe que tinha acabado de ser pescado. De seguida, fui ao Fórum, que é um espaço comercial ao ar livre.
A cidade de Aveiro é conhecida por ser a “Veneza de Portugal”, por causa dos seus canais e dos seus barcos parecidos com gôndolas. Durante algum tempo, também foi chamada de “Nova Bragança”. Aveiro é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na Região Centro e pertence à sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 55 291 habitantes. O perímetro urbano é constituído pelas freguesias de Glória e Vera Cruz (a área original da cidade), estendendo-se ainda para Aradas, Cacias, Esgueiras, São Bernardo e Santa Joana.
Seguidamente, fui almoçar. Passado algum tempo, passámos por três jogos que estavam desenhados no chão: jogo da macaca, jogo do galo e jogo das damas. Andámos a pé até encontrarmos um jardim, onde o meu irmão e o meu pai tentaram apanhar uma pomba, mas, felizmente para ela, eles não lhe deitaram as mãos em cima..
Mais tarde, eu fui andar de barco durante quarenta e cinco minutos. Um senhor explicou-nos tudo sobre a cidade de Aveiro e fiquei a saber que, numa zona, havia fábricas. Pouco depois, passei por umas feiras.
A seguir, fui jantar e, terminada a refeição, fui andar com os irmãos nos carrosséis. Foi um dia fantástico.
 Inoi Ferreira e Sandra Félix
(4ºB-EB1 com JI de Santa Rita - Lousã)

Sem comentários: