quinta-feira, 23 de julho de 2009

Comércio de Pequenino - um balanço


O mote para este projecto-piloto, dinamizado pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Associação Comercial Industrial da Lousã, foi «O Empreendedorismo é importante não só para a economia como modifica comportamentos e atitudes. É importante implementar isso nas mentalidades das crianças.» Lain willox (Economista).

O objectivo principal era promover e estimular o espírito empreendedor, junto dos alunos que frequentaram o 4ºano do 1ºciclo, através de iniciativas que procuraram desenvolver competências pessoais e proporcionar aos alunos diferentes experiências que lhes permitisse o contacto com empreendedores.

Os dados foram lançados e cinco Escolas Básicas do 1º ciclo do Concelho da Lousã aceitaram o desafio e participaram com empenho neste projecto que colocou comerciantes dentro das escolas e alunos a visitarem o comércio tradicional, dando-lhe valor.

Esta acção contou com diversas etapas que levaram os alunos a elaborar o logótipo do projecto, responder a questionários para compreender o grau de Empreendedorismo incutido, provas de Peddy-Papper e um repto final que consistiu na idealização de um negócio próprio.

Por entre inúmeras ideias de negócio, a que mais se identificou com o rosto do Comércio de Pequenino foi a “POLI LOUSÔ (EB1 das Fontainhas) – comércio de produtos regionais com oferta de receitas originais para cozinhar com todos esses ingredientes naturais da Lousã.

O balanço foi muito positivo e a exposição patente até ao dia 24 de Julho no Átrio da Biblioteca Municipal da Lousã é provas disso…Cabecinhas pequeninas mas já com grandes ideias empreendedoras!


Saudações,

Marta Correia
(Sector de Educação da Câmara Municipal da Lousã)

Sem comentários: