terça-feira, 26 de abril de 2016

As plantas que curam


Augusto Simões trouxe uma grande variedade de plantas, entre as quais o funcho

No dia 15 de fevereiro, os alunos do 4.º A da EB1 com JI de Santa Rita tiveram a oportunidade de conhecer algumas das plantas que constituem a flora da Serra da Lousã. O Sr. Augusto Simões trouxe consigo várias plantas e explicou o que cada uma pode fazer para melhorar o nosso organismo, dando-nos saúde.
Aquele especialista em plantas, guarda-florestal agora aposentado, falou em pormenor das propriedades do funcho, do hipericão e da malva, entre muitas outras. Por exemplo, a erva-príncipe é um ótimo calmante, também indicado para situações de depressão. A oliveira, por sua vez, baixa a tensão arterial e ajuda no tratamento da diabetes. Tem problemas de bronquite, reumatismo ou está engripado? Então o melhor é tomar uma infusão de borragem. Se tem tosse, a malva é indicada para acabar com ela.
Augusto Simões toma infusões destas plantas todos os dias, sempre que necessário, e recomenda-as a todos aqueles que o consultam. No entanto, há certos cuidados que é preciso ter: respeitar as dosagens e ter a certeza de que as plantas estão num local onde não haja poluição nem contacto com humanos ou animais.
Com este especialista em plantas, ficámos a saber que podemos contar com a natureza para ter saúde. Da próxima vez que passearmos pelos campos ou pela floresta, vamos prestar mais atenção às plantas que por lá encontramos. É caso para dizer que a natureza é uma autêntica farmácia.
4.º A da EB1 com JI de Santa Rita - Lousã

Sem comentários: