quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Alunos de Santa Rita visitam Museu Dr. Louzã Henriques



No dia 16 de dezembro de 2015, os alunos do 4.º A da EB1 com JI de Santa Rita ficaram a saber um pouco mais sobre o seu passado. No âmbito da disciplina de Oficina de Projeto, cujo tema é "Lousã, da raiz à Serra", aprenderam como viviam os seus antepassados, numa visita que efetuaram ao Museu Dr. Louzã Henriques.
Neste espaço, doado pelo Dr. Louzã Henriques, há ferramentas, carros de bois, trajes e outros utensílios que são autênticos vestígios de um passado ainda não muito distante. Guiados pelo Dr. Vítor Maia e Costa, as crianças puderam descobrir objetos já caídos em desuso, mas que foram de grande utilidade no passado. É o caso da salgadeira, dentro da qual era conservada a carne de porco, num tempo em que não havia frigoríficos, Mas não só. Há também as cangas, pedaços de madeira ricamente decorados, que eram colocadas no cachaço dos bois e que variavam de acordo com o estatuto do dono.
Mereceu grande atenção dos alunos a cozinha serrana, espaço onde o xisto impera e onde são poucas as semelhanças com as comodidades do presente.
Esta deslocação ao museu foi uma interessante aula de história magnificamente orientada pelo Dr. Vítor Maia e Costa. Os alunos não perderam uma pitada das suas explicações e foram muitas as perguntas que fizeram, Para quem não conhece este espaço, fica a sugestão.

Sem comentários: