quarta-feira, 11 de julho de 2012

Que bom que é fazer escutismo




Texto de Rafael Santos e Diogo Pereira
(4.º H – EB1 com JI de Santa Rita)


O escutismo foi fundado em 1907 por Baden Powell, general inglês. Neste fim-de-semana, houve um acampamento de escuteiros a nível regional. O acampamento foi com todas as secções de todos os agrupamentos: lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e chefes (dirigentes de todas as secções). Houve muitas atividades em que bandos, patrulhas e equipas se juntaram para celebrar os 80 anos do escutismo em Coimbra. Antes de começarmos as atividades iniciais, já depois do almoço, teve lugar a cerimónia de abertura, a que se seguiram atividades dinamizadas por exploradores, caminheiros, pioneiros e lobitos, que duraram até à hora do lanche. À noite, houve missa em que os escuteiros de Serpins e da Lousã se juntaram no coro para, algumas vezes, complementarem a missa com canções.
Ficámos a saber que o patrono mundial dos escuteiros foi São Jorge, que tem uma fotografia muito conhecida dele em cima de um cavalo. Conta a lenda que ele matou um dragão com uma só flecha. Assim demonstrou grande coragem e por isso é que é o patrono dos escuteiros em todo o mundo.
Já na manhã seguinte, fizemos outra grande atividade com 34 equipas, em que passámos uma ponte, jogámos à batalha naval, respondemos a perguntas sobre o escutismo e, por último, fizemos palavras cruzadas.
Aprendemos a fazer coisas novas, como um nó direito, que rodeia o símbolo dos escuteiros nas camisolas e bonés, entre outras coisas. A cerimónia de encerramento do acampamento também correu bem, com um longo discurso do chefe regional. Gostámos deste acampamento.

Sem comentários: