domingo, 13 de fevereiro de 2011

O passado do meio local: visita à Biblioteca e à Câmara Municipal

No dia vinte de Janeiro de 2011 tivemos o privilégio de ver uns documentos históricos importantes para conhecermos a história da localidade: os Forais concedidos à Lousã. Estes forais estão guardados num lugar desconhecido na Biblioteca Municipal e foram-nos mostrados gentilmente pela doutora Natércia, a qual nos contou o seu historial.

O primeiro documento era uma cópia do Foral concedido por D. Afonso Henriques, no ano de 1151.

Também vimos o segundo Foral concedido por D. Sancho II e um outro renovado por D. Manuel I em 1513.

Como documentos únicos, foi-nos explicado que os mesmos deviam ser conservados e manuseados com o máximo cuidado e só tocados com o uso de luvas para não estragar as iluminuras e a própria impressão, que era feita com tinta e penas, em pele de animais.

A seguir fomos ao Salão Nobre da Câmara Municipal, onde estão expostas duas relíquias representativas do passado desta localidade: os quadros pintados por Carlos Reis e João Reis, seu filho.

O primeiro quadro retrata a lenda da Princesa Peralta e o seu pai Rei Arunce, indo a caminho do Castelo da Lousã, o local escolhido para proteger a sua filha da luta.

O outro quadro (tríptico) pintado por João Reis simboliza o modo de vida dos lousanenses: família, religião e trabalho.

O senhor Vítor, que nos proporcionou e orientou nesta visita, também nos chamou a atenção para um outro quadro exposto na parede do salão, onde estava representado o brasão da Lousã. Tivemos, mais uma vez, a oportunidade de aprender a sua simbologia: o fundo preto significa a terra e a honestidade; as espigas douradas representam a agricultura; faixa ondeada azul ladeada de cinzento significa as águas dos rios. Azul o principal rio, o Ceira, e a cinzento os seus afluentes; o rodízio dourado representa os engenhos de água corrente e a indústria do papel. A coroa mural representa a categoria dada à localidade: vila.

Esta visita proporcionou-nos a aquisição de novos conhecimentos sobre o passado da localidade onde vivemos. Esperamos voltar a ter vivências como esta para que possamos aprofundar as nossas aprendizagens.

3ºE (Escola EB1 de Santa Rita)

Sem comentários: