quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fizemos um poema

Depois de lermos "Poemas da Bicharada", da autoria de João Manuel Ribeiro, autor que recentemente visitou a nossa escola, aceitámos o desafio deste poeta e também nós escrevemos uns versos a propósito de um animal. Escolhemos a raposa e aqui fica este poema que entendemos ser muito divertido.

A raposa queixosa

Andava uma raposa
generosa a ler prosa,
quando a esposa da raposa
chegou para lhe dar uma tosa

A raposa logo lhe deu uma rosa
e à esposa pediu perdão, chorosa
- Pousa a prosa! - Disse a esposa
- E sê mais corajosa, raposa!

Poema da autoria dos alunos
do 2.º E
da EB1 de Santa Rita - Lousã

Visita ao património de Coimbra


No dia 30 de Novembro, as turmas do 2º e 4º ano, da escola de Santa Rita, participaram numa visita de estudo aos monumentos de Coimbra; saímos da escola e fomos apanhar o comboio às 09h:20m.

Durante a viagem passámos por várias estações, apeadeiros e túneis; o professor Paulo Peralta falou-nos do rio Arouce, que nasce na serra da Lousã, do rio Ceira, que nasce em vale do Açor, e no rio Mondego que tem origem na Serra da Estrela e é considerado o maior rio de Portugal.

Esta visita, agendada para o segundo período, foi antecipada de forma a podermos aproveitar uma das últimas viagens da automotora, no ramal da Lousã, já que esta linha entraria em obras, no dia dois de Dezembro, para dar lugar a um novo meio de transporte conhecido pelo metro Mondego.

Quando chegámos a Coimbra, lanchámos em grupo no jardim do parque - Dr. Manuel Braga; fomos para a margem direita do rio Mondego onde avistámos o mosteiro de Santa Clara a Velha. Este, foi inundado e destruído pela subida do rio Mondego; mais tarde as freiras, que aí habitavam, mandaram construir um outro, que ficou conhecido pelo mosteiro de Santa Clara a Nova, onde está sepultada a rainha Santa Isabel, mulher do Dom Dinis.

Avistámos, também, a quinta das lágrimas, onde foi morta a D.ª Inês de Castro, mulher de D. Pedro, e a ponte pedonal que tem os seus nomes.

Continuámos a visita e fomos até ao largo da portagem onde vimos a placa do poeta e médico, Miguel Torga, e a estátua do Mata Frades.

Seguimos para a igreja de Santa cruz que foi fundada em 1131, no séc. XII, onde estão sepultados o nosso primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e o seu filho, D. Sancho I. Tivemos a oportunidade de ir ao mosteiro de Santa cruz, museu e claustros cujos arcos são de estilo Manuelino e parecem cordas de barcos.

Subimos até à Santa Casa da Misericórdia onde existe a torre de Anto, antiga torre do castelo de Coimbra onde viveu o poeta, António Nobre; vimos, também, a torre da Almedina que fazia parte da muralha de Coimbra e servia para vigiar e defender a entrada da cidade e para guardar armas e alimentos; era a principal porta de entrada para a zona mais alta da cidade.

Almoçámos no largo da Sé Velha, uma das igrejas mais antigas e belo monumento românico de Portugal; foi utilizado pelos Mouros para praticarem a sua religião e, nos tempos de guerra, serviu para os habitantes de Coimbra se protegerem e esconderem dos inimigos. É neste local que fica situada a casa do trovador, Zeca Afonso, que cantou a canção da liberdade por altura do 25 de Abril de 1974 e, também casas com janelas do estilo Manuelino.

Dirigimo-nos para as escadas do Quebra-Costas onde vimos a estátua de uma tricana que representa a mulher Coimbrã. Passámos pelo Arco da Almedina e fomos para o parque verde, onde brincámos e tirámos fotos. Ainda atravessámos a ponte pedonal de nome Pedro e Inês e dirigimo-nos, a cantar, até ao comboio. No comboio fizemos jogos e tirámos muitas fotos até chegarmos à Lousã. Foi um dia bem passado e muito divertido!

Agradecemos ao professor Paulo Peralta a ajuda que nos deu para um melhor conhecimento dos monumentos históricos de Coimbra.

4ºH (EB1 de Santa Rita)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Escritor João Manuel Ribeiro veio à nossa escola

No dia 26 de Janeiro, a EB1 com Jardim-de-Infância de Santa Rita recebeu o escritor João Manuel Ribeiro . Ele é o autor de livros divertidos como é o caso de "Alfabeto de Adivinhas","Sopa de Letras", "Pontos sem Nó" e " Poemas da Bicharada ". Conversámos com João Manuel Ribeiro e, em breve, apresentaremos uma entrevista com este autor.
Alunos do 2.º E (EB1 de Santa Rita)

O Gatafunho de Janeiro já chegou!



Está aí mais um número do Gatafunho, a publicação do Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos. O n.º 15, referente a Janeiro de 2010, traz muitos assuntos do vosso interesse. Na capa, o destaque vai para a marcha contra a pobreza, em que participaram todos os alunos do nosso Agrupamento. Não percam também uma banda desenhada da autoria das turmas do 2.º ano da EB1 de Santa Rita,uma história de cinco páginas inspirada na peça de teatro "A Água também se Lava".
Da EB1 das Fontainhas chegam-nos notícias sobre o ambiente e o Dia Mundial da Alimentação, a lembrar que "comer fruta é muito importante para uma alimentação equilibrada".
Ainda a propósito da alimentação, os meninos e meninas do Jardim-de-Infância das Levegadas aconselham-nos a comer muita fruta, pois são ricas em vitaminas C. Quanto aos alunos da EB1 das Levegadas, o Gatafunho revela-nos que fizeram uma deliciosa marmelada e que se divertiram à grande na noite das bruxas.
Fala-se ainda dos 50 anos do Astérix, do São Martinho na EB1 do Freixo, dos meninos de Santa Rita que conheceram o coronel Vasco Lourenço (um dos Capitães de Abril) e do Ramal da Lousã que, quase à beira de completar 103 anos, desapareceu para dar lugar ao Metropolitano de Superfície. Isto tudo e muito mais no Gatafunho n.º 15.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

"Cravo Coração" - Filme sobre o 25 de Abril (2.º prémio no Concurso "Como se Vive a Liberdade em Portugal")

Este é o filme sobre o 25 de Abril de 1974, com que os alunos agora a frequentar o 2.º ano de escolaridade da EB1 de Santa Rita (Lousã) ganharam o 2.º prémio no Concurso "Como se vive a Liberdade em Portugal). O filme é aqui apresentado em duas partes.



E B 1 de Santa Rita fica em 2.º lugar no Concurso "Como se vive a Liberdade em Portugal)

No sábado, 12 de Dezembro, fomos a Lisboa receber o prémio do concurso “Como se vive a liberdade em Portugal”. O prémio foi entregue no Quartel do Carmo, local que está ligado à Revolução dos Cravos.
Para além de nós também lá estavam outras crianças e jovens premiados, de escolas de outros pontos do País.Pudemos ainda conhecer o Coronel Vasco Lourenço, que foi um dos Capitães do 25 de Abril de 1974. Embora tenhamos apenas recebido o 2.º prémio Nacional, o nosso trabalho foi bastante aplaudido e elogiado por todos.
Aproveitando a ida a Lisboa, visitámos alguns lugares de interesse como o Convento do Carmo, elevador de St.ª Justa, Praça do Rossio e Teatro D. Maria II.
2.º C (EB1 de Santa Rita)

Ficámos muito contentes quando soubemos que fomos premiados no concurso “Crescer em Democracia”. Conseguimos o 2.º lugar com um filme em que participaram as três turmas do 1.º ano. O filme conta a história de um menino que não está interessado na aula sobre o 25 de Abril de 1974. À noite, ele tem um pesadelo e sonha que voltou à escola antes do 25 de Abril. O professor é severo, há um retrato do Salazar e um crucifixo na parede. O pior é quando ele é enviado para a guerra no Ultramar. Felizmente, tudo não passou de um mau sonho.
O rapaz acordou e concordou com o professor: “Afinal, o 25 de Abril é uma data muito importante!”. O filme pode ser visto aqui (em duas partes).
2.º E (EB1 de Santa Rita)

O dia em que Portugal voltou a ser independente

O dia 1 de Dezembro de 1640 é uma data importante da História de Portugal. Neste dia, o nosso país voltou a ser governado por um rei português, depois de três espanhóis terem mandado em Portugal. D. João IV tornou-se Rei de Portugal e os portugueses voltaram a ser independentes. Filipe I, Filipe II e Filipe III foram os três reis espanhóis que durante 60 anos governaram Portugal, deixando o nosso país na miséria.
Cátia Alexandra Correia
(2.º E - EB1 de Santa Rita)

Astérix nasceu há 50 anos


Foi em 1959 que dois senhores franceses chamados Goscinny e Uderzo criaram um pequeno gaulês. Com ele, nasceram também Obélix, o cão Ideiafix e muitas outras personagens.

Astérix já viveu muitas aventuras e em todas elas ele diverte-se a bater nos romanos. Esta é uma banda desenhada a não perder, pois aprendemos muitas coisas sobre a História, os outros povos e, ainda por cima, divertimo-nos.

Parabéns, Astérix e companhia!

2.ºE (EB1 de Santa Rita - Lousã)

Próximo número do Gatafunho está quase a chegar

O n.º 15 do Gatafunho, referente ao mês de Janeiro de 2010, está quase a chegar. Nesta edição, não podem perder uma banda desenhada da autoria das três turmas do 2.º ano da Escola EB1 com Jardim-de-Infância de Santa Rita. "A Água Também se Lava" é o título da história aos quadradinhos que publicamos ao longo de cinco páginas e que é inspirada na peça de teatro que os alunos tiveram oportunidade de ver. Da EB1 de Santa Rita chega-nos ainda um texto sobre uma visita de estudo ao património de Coimbra e uma viagem de comboio de despedida ao Ramal da Lousã.
Há ainda receitas para os mais gulosos, provérbios, acrósticos e poemas.
Das Levegadas, chega-nos um texto sobre a Noite das Bruxas (EB1) e três outros do Jardim-de-Infância sobre o Outono, os frutos e a vitamina C e a identidade.
Assunto mais sério é o da Síndrome do X-Frágil, uma doença que importa conhecer.
Há ainda um artigo dedicado aos 50 anos do Astérix e outro sobre o prémio com que a EB1 de Santa Rita foi distinguida com o vídeo que realizou alusivo ao 25 de Abril. Este filme, que conta com a participação de alunos e professores pode, desde já, ser visto neste blogue.
Como é habitual, há sugestões de livros para todos aqueles que gostam de ler e desenhos na nossa galeria de arte.
Como é bom de ver, há mil e assuntos de interesse para descobrir no n.º 15 do Gatafunho, a publicação do Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos, da Lousã.