domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação comemorado em grande na EB n,º 2 da Lousã

No dia 16 de outubro, a Escola Básica nº 2 da Lousã comemorou o Dia Mundial da Alimentação. No sentido de alertar para a importância de uma alimentação saudável, foi apresentada uma peça de teatro de fantoches intitulada “As três Porquinhas e o Capuchinho Vermelho”, na biblioteca da escola. A peça de teatro, adaptada do livro “Tchim e a alimentação”, da Editora Gostar, de uma forma lúdica e com base em histórias tradicionais, procurou transmitir mensagens importantes para a prática de uma alimentação saudável.
Os vários momentos de representação foram muito bem conseguidos, sendo notório o empenho e dedicação de todos os atores na concretização desta atividade que lhes foi apresentada pelo Gabinete para a Saúde (GPS) em colaboração com o ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra. Os atores que possibilitaram este momento especial foram: Beatriz Fonseca (5ºE); Carolina Ferreira (5ºE); Juliana Fernandes (6ºD); Guilherme Neves (8ºD); Francisco Barreto (8ºD); Pedro Tomás (8ºC); Mariana Soares (8ºC) e Rita Pedroso (8ºD). Os arranjos musicais ficaram a cargo da aluna Ana Santos, do 8ºC. Os adereços necessários à representação foram idealizados e construídos pelo ATL, com o trabalho orientado pelas monitoras Ana Lima e Sandra Fernandes.
Para culminar, e pondo em prática uma das mensagens transmitidas pela peça, a importância do consumo de fruta, foi distribuída uma maçã a todos os elementos da comunidade educativa. Esta ação de sensibilização foi possível graças à colaboração do “Intermarché da Lousã” que gentilmente cedeu à Escola 600 maçãs.
ATL Lousã 2/3

terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Bernardino", de Manuela Bacelar


No dia 9 de outubro de 2012, ficámos a conhecer "Bernardino", um livro da autoria de Manuela Bacelar, que escreveu e desenhou uma linda história de um pequeno leão. Como a história termina sem sabermos se o Bernardino reencontra ou não o seu pai, decidimos completar o que Manuela Bacelar imaginou. Aqui fica a história que imaginámos: Bernardino caminhou tanto, tanto, tanto, que deu a volta ao mundo, até chegar à selva africana onde tinha nascido. Do cimo de uma montanha ele viu, finalmente, a sua aldeia. Correu até encontrar o pai que estava muito triste e preocupado. Quando viu o Bernardino, o seu coração alegrou-se. Bernardino tocou na sua flauta a música mais linda do mundo e a porta que tapava o coração do pai abriu-se. O pai começou a pensar de forma diferente e aceitou o Bernardino tal como ele é. Agora também o pai brinca com os outros animais e só como folhas, ervas, frutos e raízes. 1.º A da EB1 com JI de Santa Rita - Lousã


Manuela Bacelar