segunda-feira, 15 de março de 2010
Álvaro Viana de Lemos, patrono do nosso Agrupamento está de parabéns
Aproxima-se o dia de aniversário do prof. Álvaro Viana de Lemos, ilustre lousanense e patrono do nosso Agrupamento. Nasceu no dia 28 de Março de 1881. Para assinalar esta data, recordamos um texto elaborado pelo 4.º D da Escola EB1 de Fontainhas, publicado no n.º 1 do jornal Gatafunho, em Abril de 2005.
Quem foi Álvaro Viana de Lemos?
A partir do dia 3 de Janeiro de 2005, o nosso Agrupamento de Escolas passou a chamar-se Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos, com o objectivo de lembrar a obra inovadora desta ilustre personalidade lousanense, no campo do ensino, da pedagogia, da arte, do regionalismo, das ideias e dos trabalhos manuais e científicos.
Álvaro Viana de Lemos nasceu na Casa do Engenho (Companhia do Papel do Prado – Lousã), no dia 28 de Março de 1881.
Aprendeu as primeiras letras com a mãe e, posteriormente, com António Cortês da Fonseca, na farmácia do padre Correia. Tendo frequentado a Escola Conde Ferreira, na Lousã, entra na Universidade de Coimbra, onde cursa a Faculdade de Matemática.
Fez o curso de Infantaria da Escola do Exército, tinha a frequência de várias instituições culturais de Portugal e da Bélgica e os cursos de Bibliotecário-Arquivista, de Escultura, de Electricidade, de Pintura Decorativa e de Trabalhos Manuais.
Foi professor na Escola Agrícola de Coimbra, no Instituto dos Pupilos do Exército, nas escolas normais de Lisboa e Coimbra, na Tutória da Infância e na Escola do Magistério Primário de Coimbra.
De 1907 a 1927 fez várias visitas de estudo a estabelecimentos educativos de Portugal e do estrangeiro, tendo trabalhado activamente no espírito do movimento chamado “Escolas Novas”.
Colaborou em várias revistas e jornais nacionais e estrangeiros. Publicou, entre outros livros: “trabalhos Manuais Educativos”, “O Escutismo na Educação”, “A Modelação Escolar”, “A Educação Nova no Congresso de Lucarno” e “A Lousã e o seu Concelho”.
Dominava várias línguas, entre as quais o francês, o alemão, o italiano, o grego e o quimbundo.
Aos 80 anos, frequentava o Instituto Alemão e a Casa da Inglaterra.
Possuidor de um conhecimento profundo sobre a Lousã, desenvolveu um papel cultural em várias instituições, de que são exemplos: a fundação do Museu Municipal, posteriormente denominado Museu Municipal da Lousã Prof. Doutor Álvaro Viana de Lemos, e o desenvolvimento da Biblioteca Municipal, que teve, pela primeira vez, na sua direcção, um especialista com o curso de Bibliotecário-Arquivista.
Faleceu em Coimbra, a 21 de Agosto de 1972, com 91 anos.
A atribuição do nome deste lousanense ao nosso Agrupamento é uma singela homenagem que lhe pretendemos prestar pela sua dedicação ao ensino, à cultura e às instituições do concelho da Lousã.
Trabalho de pesquisa da Turma D – 4.º ano – EB1 de Fontainhas
sexta-feira, 12 de março de 2010
Boas e más caras em exposição
Em Março, fomos ao Museu Etnográfico, na Lousã, ver uma exposição de máscaras.
Pudemos apreciar mais de 400 máscaras todas feitas por um actor de Coimbra chamado António Jorge.
São vários os materiais por ele utilizados: ráfia, plástico, gesso, esponja, lata, madeira e couro entre muitos outros.
Gostámos imenso de ver todas aquelas máscaras tão diferentes umas das outras: umas alegres, outras tristes ou assustadoras.
2.º E (EB1 de Santa Rita - Lousã)
segunda-feira, 8 de março de 2010
Violência na escola (bullying): vamos acabar com ela
No dia 8 de Março, os alunos da EB1 de Santa Rita fizeram um minuto de silêncio, em memória do rapaz que se atirou ao rio. Esta criança tinha doze anos e andava na escola de Mirandela. Chamava-se Leandro e era vítima de agressões por parte de alguns colegas da escola. Para evitar esta situação, os adultos (pais, professores e auxiliares) deveriam ter estado mais atentos. Se conhecerem alguém que seja vítima de violência escolar (bullying), digam logo aos vossos pais, professores ou auxiliares. 2.º E (EB1 de Santa Rita)
Subscrever:
Mensagens (Atom)