quinta-feira, 23 de julho de 2009

Comércio de Pequenino - um balanço


O mote para este projecto-piloto, dinamizado pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Associação Comercial Industrial da Lousã, foi «O Empreendedorismo é importante não só para a economia como modifica comportamentos e atitudes. É importante implementar isso nas mentalidades das crianças.» Lain willox (Economista).

O objectivo principal era promover e estimular o espírito empreendedor, junto dos alunos que frequentaram o 4ºano do 1ºciclo, através de iniciativas que procuraram desenvolver competências pessoais e proporcionar aos alunos diferentes experiências que lhes permitisse o contacto com empreendedores.

Os dados foram lançados e cinco Escolas Básicas do 1º ciclo do Concelho da Lousã aceitaram o desafio e participaram com empenho neste projecto que colocou comerciantes dentro das escolas e alunos a visitarem o comércio tradicional, dando-lhe valor.

Esta acção contou com diversas etapas que levaram os alunos a elaborar o logótipo do projecto, responder a questionários para compreender o grau de Empreendedorismo incutido, provas de Peddy-Papper e um repto final que consistiu na idealização de um negócio próprio.

Por entre inúmeras ideias de negócio, a que mais se identificou com o rosto do Comércio de Pequenino foi a “POLI LOUSÔ (EB1 das Fontainhas) – comércio de produtos regionais com oferta de receitas originais para cozinhar com todos esses ingredientes naturais da Lousã.

O balanço foi muito positivo e a exposição patente até ao dia 24 de Julho no Átrio da Biblioteca Municipal da Lousã é provas disso…Cabecinhas pequeninas mas já com grandes ideias empreendedoras!


Saudações,

Marta Correia
(Sector de Educação da Câmara Municipal da Lousã)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alunos dos Pegos pelo ambiente

Qualquer iniciativa no sentido de melhorar o ambiente, constitui um dos mais importantes momentos e troca de experiências entre os professores, alunos e entidades envolvidas no Eco - Escolas, cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola. A educação para a cidadania activa constitui um dos pilares essenciais da aplicação da Metodologia do Programa Eco Escolas.
Os Projectos de Educação Ambiental, mesmo aqueles de menor impacto na sociedade, são de uma enorme importância para as crianças e adultos envolvidos.
Desta forma, na nossa escolinha dos Pegos, muito se fez e insistiu diariamente em gestos simples mas decisivos para o nosso futuro. Demos particular incidência em assuntos relacionados com a qualidade da água que nos rodeia e a importância e aproveitamento que lhe é dada em geral.
Foi feita, ao longo do ano, a devida sensibilização através de actividades curriculares e destas actividades práticas:
Experiências com a água…

Como devemos tratar o nosso meio ambiente: COM MUITO…MUITO AMOR!!

E muito importante foi o nosso “Tour ecológico” no dia 9 de Maio, quando pedalámos dos Pegos à Lousã: Promover a interacção entre a escola e a comunidade e chamar a atenção pelos benefícios da prática deste desporto para o indivíduo e para o ambiente.
Bem hajam
Professora Paula Santos

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Rita toma posse

Tomou posse, no dia 30 de Junho, a nova direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Rita, com Manuel Delgado a suceder a Victor de Sousa. De acordo com o presidente recém-eleito, a nova direcção tem como principal objectivo ajudar os encarregados de educação na resolução dos problemas relacionados com os seus educandos, bem como dinamizar uma série de actividades no campo cultural e recreativo. Manuel Delgado preconiza “uma associação dinâmica”, em claro contraponto com “a inactividade verificada no último ano”. Com uma postura construtiva, conta com a colaboração dos vários parceiros educativos e fez um apelo a uma maior participação dos encarregados de educação.


AEC´S É QUE É foi uma actividade que se realizou no Parque de Exposições da Lousã.

Nós participámos, claro…adoramos brincar; a escola não é só trabalho! E também se aprende a brincar.

AEC são actividades que enriquecem o currículo, tal como o nome indica.

Na escola, temos AEC de Música, de Inglês, de Actividade Desportiva e de Apoio ao Estudo.

No dia 27 de Março fomos brincar nas diversas actividades que os professores das AEC nos proporcionaram.

Do que mais gostámos foi da parte do Desporto mas gostaríamos de ter estado lá mais tempo. Foi tudo a correr. Propomos, que no próximo ano, sejam mais dias para podermos participar em todas as actividades.

1º B (EB1 de Santa Rita)

À conversa com Nelson Évora - Nos intervalos da Escola “era bastante traquinas”

Não é todos os dias que se fala com um campeão olímpico. Os meninos e meninas do 1.º C da EB1 de Santa Rita apresentam em exclusivo esta entrevista com Nelson Évora

Gatafunho - Que recordações guardas da tua primeira participação nos Jogos Olímpicos?
Nelson Évora - A primeira participação nos jogos olímpicos foi muito emocionante, pois era a minha primeira grande competição. Apesar de me ter apresentado lesionado, guardo muito boas recordações de tudo o que vivi na altura.

Que tipo de aluno eras na escola?
Era um aluno interessado, curioso e motivado para aprender. No intervalo era bastante traquinas!

O que recordas desse tempo?
Guardo boas recordações tanto da escola, como da minha primeira professora e dos meus colegas. Alguns ainda hoje são meus amigos.

Quantos países já visitaste?
Já percorri muitos países, pois as nossas competições são em locais tão diversificados, como Jamaica, Brasil, China, Espanha, entre muitos outros. Ao certo não sei quantos países conheço.

Ainda estudas?
Estou a tirar a licenciatura de Marketing e Publicidade e, quando terminar a minha carreira desportiva , gostaria de trabalhar na área de marketing.

O que fazes quando quando não saltas?
Gosto muito de estar com os meus amigos, ir ao cinema, pesquisar na Internet, ouvir música, entre outras coisas.

Que livro estás a ler neste momento?
Estou neste momento a ler “A Praia do Destino”, de Anita Shreve .

O que é preciso para ser um atleta como tu?
Acima de tudo tem de ter grande espírito de sacrifício, disciplina e, naturalmente, um bocado de talento.

Como é um dia na vida do Nelson Évora?
O meu dia divide-se em aulas de manhã, almoço, treino e estudo. Como sou disciplinado, o meu tempo dá para tudo.

Biografia

Nelson Évora (Costa do Marfim, 20 de Abril de 1984) é um atleta português de origem cabo-verdiana. É especialista em triplo salto, mas também pratique salto em comprimento. Atleta de alto nível internacional, representa o Sport Lisboa e Benfica e já representou Portugal em várias provas internacionais. Foi campeão do mundo do triplo salto em 2007 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Recordes

É recordista nacional de triplo salto, com a marca de 17,51 metros. No salto em comprimento, o seu recorde pessoal é de 8,10 m. Nelson Évora apresentou uma evolução enorme no ano de 2007, tendo batido três recordes de triplo salto nesse ano, um recorde de salto em comprimento e também a medalha de ouro em Osaka 2007 com uma marca de 17,74m. Foi Campeão Olímpico em Pequim 2008, tendo atingido a marca de 17,67 m.

Quem disse que a poesia é uma seca (2)

A Poluição

Ribeira ao pé da feira,

poluição não é solução,

eu vou tomar banho ao rio

e fico cheio de frio.

Os carros

Fazem poluição no ar.

As pessoas sem brio,

Poluição no chão.

Apetece perguntar.

Quando é que isto vai parar?

No chão e no ar

Há muita poluição,

O que podemos nós fazer

para ajudar?

Manuel e José (4.º J - EB1 de Santa Rita)


Os poemas

À beira do rio

eu tenho muito brio

A feira está

ao pé da ribeira

Para a poluição

há sempre uma solução

Na natureza

Há muita beleza.

A Ana gosta

de banana

O Francisco gosta de

macacos

O Manuel tem

um anel

A Daniela gosta

de canela

O Fábio tem

um papagaio.

A cartolina está

na janelinha

A capa tem

um mapa

A caneta está

na maçaneta.

Eu vou pegar as

uvas com as luvas

As minhas calças

de ganga tem uma

nódoa de manga

As pêras nascem

numa pereira.

O chapéu foi a

voar para o céu

O caracol anda

sempre ao sol

De noite o céu

está estrelado

O céu de manhã

está azulinho

A lua a noite

está amarelinha.

Bruno e Beatriz (4.º J - EB1 de Santa Rita)